Para aqueles que buscam consolidar a presença online da sua empresa, é importante estar ciente da dificuldade que é ter sua página indexada de modo efetivo para ser encontrada mais facilmente. Com tantas empresas procurando se estabelecer na web e subir a relevância do seu negócio, quem procura liderar o ranking das buscas precisa saber que a concorrência é enorme. O que cria uma necessidade de técnicas para gerenciar esse aspecto da presença da empresa na web e obter um melhor resultado com base nos interesses do usuário do buscador.
Essas técnicas recebem a sigla SEO (Search Engine Optimization), em português, Otimização de Mecanismos de Busca. Um especialista em SEO deve dominar 3 tópicos que compõem os processos de retorno de pesquisa: Rastreamento, Indexação e Exibição de resultados. Vamos usar o buscador mais utilizado como referência: o Google. A identificação das páginas é feita pelos Googlebots, um tipo de robô que eles possuem que enviam para o índice do buscador essas páginas. Esses robôs levam em conta o endereço de acesso (URL) e fazem também o processo de identificação dos links contidos na página adicionando tudo em uma lista de rastreamento.
Seguindo disso, para cada página rastreada, os robôs selecionam o conteúdo, títulos, dados estruturados, data de publicação, região da publicação e descrição. Essas informações são indexadas ao índice de busca juntamente com a coleta realizada durante o rastreamento. Sempre que uma consulta for realizada, no índice do Google ocorre uma pesquisa que mostra os resultados por ordem de relevância. A métrica que define os resultados principais é definida por mais de 200 fatores de ranqueamento, por isso, ela não é baseada em semelhanças simples entre os termos digitados. Esses fatores de ranqueamento configuram o algoritmo que, através de análises feitas da experiência do usuário e usuários anteriores com mesmo padrão de comportamento, classificam e filtram os resultados exibidos.
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