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março 2021

Inbound e Outbound Marketing: qual a melhor estratégia para o seu negócio?

By Estratégias, Marketing, Marketing DigitalNo Comments

O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair e converter clientes com um conteúdo relevante para o público desejado. Ele é dividido em quatro etapas: atrair, converter, vender e encantar.

Ele foca na qualidade do público e não quantidade e, por isso, uma das vantagens de se utilizar o Inbound Marketing está na segmentação. Quando você faz um plano estratégico, o seu objetivo é atrair clientes que se identifiquem com o seu produto, serviço ou marca e o compre, correto? Com ele, as chances desse objetivo ser alcançado aumentam consideravelmente por saber quem e aonde acertar.

O Inbound feito da maneira correta, auxilia o seu negócio a aumentar o alcance, conquista novos clientes sem restrição geográfica, acelera o processo de venda, e ainda diminui o custo para conseguir mais clientes, pois além de ser uma técnica bastante eficiente, ele é, em média, 60% mais barato que as ações de marketing convencionais.

Diferente do Inbound, o Outbound Marketing é uma técnica estratégica de prospecção de cliente direta. É o marketing tradicional: ir atrás dos clientes em potencial oferecendo seus serviços ou produtos. Por exemplo, essa técnica é muito presente no telemarketing, comerciais de TV e rádio, mala direta, flyers, etc.

Se você ainda tiver dúvidas da diferença entre os dois, a gente exemplifica para você!

Outbound   

  • Dialoga com todos os públicos
  • ROI (retorno sobre investimento) mais alto
  • Atinge resultados de forma mais rápida.

Inbound

  • Dialoga com público segmentando
  • Baixo custo
  • Tem conteúdo que envolve e é relevante pra o público e, por isso, engaja mais.

É importante ressaltar que, independente de qualquer estratégia escolhida, todo planejamento é extremamente necessário para que o objetivo seja alcançado, pois é com ele que todas as etapas serão exploradas de maneira correta e isso poderá gerar os resultados esperados. Mas vale lembrar: não existem receitas mágicas para ter bons resultados e sim um bom planejamento!

Por que a tecnologia Bluetooth chama-se, literalmente, “dente azul”?

By Curiosidades, TecnologiaNo Comments

 

O nome é uma homenagem ao rei Haroldo Gormsson da Dinamarca, mais conhecido como Haroldo Dente-Azul. Esse monarca que viveu no fim do século 10 entrou para a história por ter unificado a Dinamarca e a Noruega em 958 – e também por ter introduzido o cristianismo em seu reinado. A alcunha, por sua vez, vinha de um dente necrosado em sua boca, que assumiu um tom escuro e azulado.

Mais de mil anos depois, em 1996, representantes de três grandes nomes da indústria de tecnologia – Intel, Ericsson e Nokia – se reuniram para planejar a implementação de uma nova tecnologia, capaz de conectar aparelhos sem fio a curta distância. Na conversa, o americano Jim Kardach, que havia ouvido a história do rei Haroldo de amigos suecos, sugeriu o nome Bluetooth como um apelido temporário para o projeto.

“O Rei Haroldo Dente-Azul ficou famoso por unir a Escandinávia, assim como nós pretendíamos unir as indústrias de computadores e celulares com uma conexão sem fio de curto alcance”, explicou Kardach mais tarde. Como duas das três empresas envolvidas eram de países nórdicos – a Ericsson é sueca e a Nokia, finlandesa – a referência fez ainda mais sentido.

O nome foi adotado até que a equipe de marketing tivesse uma nova ideia – o que acabou não acontecendo. Uma das alternativas seria nomear a tecnologia PAN (sigla de personal area networking), mas uma pesquisa de mercado revelou que a sigla já era utilizada por diversos outros produtos. Um outro candidato era o nome RadioWire, mas a equipe não teve tempo de fazer a varredura nos nomes já utilizados pela concorrência para saber se essa seria uma boa opção. Só sobrou Bluetooth mesmo – o nome pegou e ficou.

As influências do rei nórdico não param por aí. O logo do Bluetooth é formado pela união de duas runas do Futhark recente – nome de um alfabeto rúnico usado na Escandinávia a partir do século 9 –: a runa Hagall (ᚼ) e a Bjarkan (ᛒ), que são as iniciais de Harald Bluetooth.

 

Fonte: Revista Super.

JÁ ESTÁ SE PREPARANDO PARA 2022?

By Marketing, Marketing Digital, Marketing Político, Política, Redes SociaisNo Comments

2022 já está logo ali e teremos um novo ano de eleições. O candidato que se antecipa e já começa a agir na pré-campanha, tem muito mais chance de se consolidar e construir uma base forte para sua candidatura. E é por isso que hoje daremos algumas dicas de como desenvolver uma estratégia de comunicação voltada para a política.

 

Desenvolver notoriedade

Um passo extremamente importante é a construção de uma marca pessoal. O político deve saber qual caminho seguir para se tornar referência, seja na área da educação, da saúde, representante de uma minoria ou de uma área pouco favorecida. Quando decidido, o marketing será focado a desenvolver a narrativa e explorá-la. Porém, não deve-se apenas se limitar a isto.

Construir uma comunidade

Para ter força política e levar para frente os seus projetos, o político precisa ter uma base eleitoral junto dele. Isso quer dizer que precisa de pessoas as quais ele se aproxime com um objetivo. Pode ser através de militância política, ativismo, um grupo de discussão sobre algum assunto de seu interesse, etc. A tática é reunir aos poucos eleitores que estejam alinhados com seus ideais e, assim, com empenho, forma-se uma comunidade engajada que irá atuar com o político.

Conteúdos relevantes

Um material de qualidade que eduque o seu eleitorado sobre suas opiniões, trabalhos, objetivos, é muito importante. E quando o conteúdo é propagado, aumenta as chances de outras pessoas conhecerem o trabalho e isto causa, consequentemente, um aumento no alcance das suas redes sociais.

Sempre estar presente nas redes sociais

Este é um ponto que deve ser bastante analisado. É muito comum haver uma certa indiferença quanto às redes sociais por parte do político e isso pode ser um erro. Qualquer que seja a plataforma (Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outras), há sempre muitas pessoas conectadas à ela. Então, quando há constante conversa e presença, você consegue se comunicar eficientemente com a população, criando um vínculo com eles.

 

Esses são apenas alguns passos simples a serem seguidos para que haja sucesso na sua comunicação, mas é extremamente necessário haver um bom plano estratégico de marketing político e, é claro, dedicação para fazê-lo fluir corretamente e alcançar os objetivos. Não deixe para a última hora, a pré-campanha já começou!