Category

Marketing Político

Preocupado por estar perdendo seguidores ou por não ter o suficiente? Não fique!

By Estratégias, Instagram, Marketing, Marketing Digital, Marketing Político, Redes SociaisNo Comments

Muitas vezes as pessoas se prendem aos números como se fosse isso que o tornasse relevante. Mas a verdade é que isso é o de menos! Números são bons, mas oferecer conteúdo de valor que vai agregar conhecimento e informação são mil vezes melhor.

Perder seguidores não significa exclusivamente que o que você oferece não agrada, há grandes chances de o que você posta não seja do interesse e, por isso, essas pessoas não se identificam. Observe se a perda de seguidores é maior do que o ganho, que aí sim o problema pode ser falha na sua comunicação.

A pesquisa de público se torna essencial para você conhecer quem está te seguindo, interagindo e engajando o seu conteúdo. Então, quando você perde pessoas que não interessadas em seus posts, pode ser que não esteja aplicando uma boa estratégia, e, aí sim, deve-se fazer uma pesquisa para pode conseguir outras que estejam interessadas no que você tem a falar e oferecer.

Vale lembrar que a compra de seguidores é bastante perigosa quando você só pensa em quantidade e não qualidade, pois, além de levar ao shadowban, pode te tirar das plataformas de rede sociais.

Tenha sempre em mente que ter um público fiel e que te oferece bom engajamento é muito mais importante do que apenas números fantasia que não irá te agregar em nada além de aparência!

Você sabia que marketing político e marketing eleitoral não são a mesma coisa?

By Estratégias, Marketing, Marketing Político, PolíticaNo Comments

As duas estratégias são completamente distintas e muitas pessoas ignoram suas diferenças, que não está apenas no nome, mas em estratégias e conteúdos também, por exemplo. Entender esses dois conceitos pode ajudar consideravelmente quando falamos de política.

No marketing político, o objetivo é divulgar ações durante o mandato do político. Essas ações são pensadas a longo prazo, a fim de construir uma imagem pessoal para se ter uma base, pensando em futuras disputas eleitorais. É preciso compreender que o marketing político deve ser contínuo, sempre suprindo de informações o seu eleitorado.

Já o marketing eleitoral é focado em ações de curto prazo, com objetivos bem definidos em técnicas para tornar o candidato conhecido e bem recebido em período eleitoral, mostrando suas propostas e projetos e seu propósito e o de eleger o candidato.

Fica visível que um completa o outro, mas seus objetivos e estratégias são diferentes.

JÁ ESTÁ SE PREPARANDO PARA 2022?

By Marketing, Marketing Digital, Marketing Político, Política, Redes SociaisNo Comments

2022 já está logo ali e teremos um novo ano de eleições. O candidato que se antecipa e já começa a agir na pré-campanha, tem muito mais chance de se consolidar e construir uma base forte para sua candidatura. E é por isso que hoje daremos algumas dicas de como desenvolver uma estratégia de comunicação voltada para a política.

 

Desenvolver notoriedade

Um passo extremamente importante é a construção de uma marca pessoal. O político deve saber qual caminho seguir para se tornar referência, seja na área da educação, da saúde, representante de uma minoria ou de uma área pouco favorecida. Quando decidido, o marketing será focado a desenvolver a narrativa e explorá-la. Porém, não deve-se apenas se limitar a isto.

Construir uma comunidade

Para ter força política e levar para frente os seus projetos, o político precisa ter uma base eleitoral junto dele. Isso quer dizer que precisa de pessoas as quais ele se aproxime com um objetivo. Pode ser através de militância política, ativismo, um grupo de discussão sobre algum assunto de seu interesse, etc. A tática é reunir aos poucos eleitores que estejam alinhados com seus ideais e, assim, com empenho, forma-se uma comunidade engajada que irá atuar com o político.

Conteúdos relevantes

Um material de qualidade que eduque o seu eleitorado sobre suas opiniões, trabalhos, objetivos, é muito importante. E quando o conteúdo é propagado, aumenta as chances de outras pessoas conhecerem o trabalho e isto causa, consequentemente, um aumento no alcance das suas redes sociais.

Sempre estar presente nas redes sociais

Este é um ponto que deve ser bastante analisado. É muito comum haver uma certa indiferença quanto às redes sociais por parte do político e isso pode ser um erro. Qualquer que seja a plataforma (Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outras), há sempre muitas pessoas conectadas à ela. Então, quando há constante conversa e presença, você consegue se comunicar eficientemente com a população, criando um vínculo com eles.

 

Esses são apenas alguns passos simples a serem seguidos para que haja sucesso na sua comunicação, mas é extremamente necessário haver um bom plano estratégico de marketing político e, é claro, dedicação para fazê-lo fluir corretamente e alcançar os objetivos. Não deixe para a última hora, a pré-campanha já começou!