Monthly Archives

janeiro 2021

REDES SOCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

By Comportamento, Marketing DigitalNo Comments

Em um tempo em que a locomoção é limitada por questões de saúde, foi preciso ser bastante criativo para se manter relevante nos negócios. As redes sociais foram essenciais paras as empresas continuarem no mercado e fortalecerem uma comunicação direta com seu público, vendo de perto suas necessidades. Com a pandemia da COVID-19, ficou mais restrito a comunicação cara-a-cara e muitas empresas tiveram que se reinventar.

Fica bastante evidente uma mudança no comportamento do consumidor causado pela pandemia. Seus hábitos de consumo e o modo de compra foram mudados e as empresas tiveram, também, que se adaptar a este novo cenário.

Muitos segmentos optaram por abrir vendas on-line e, segundo pesquisa realizada em julho do ano passado da Ebit/Nielsen, houve aumento de 47% nas compras.

Algumas empresas tiveram que aumentar sua presença nas redes sociais, fortalecendo o relacionamento com os clientes por esses meios, que têm sido cruciais em questão de facilidade e flexibilidade na comunicação, observando melhor como atender e identificar suas necessidades, assim como buscar novos públicos.

É importante ressaltar que uma boa impressão nas redes sociais para consumidores potenciais é extremamente primordial na venda do serviço, negócio ou marca que você tem a vender. É nelas que um deles podem esbarrar e se interessar se se identificarem.

Um bom plano estratégico e uma identidade visual de qualidade são iscas elementares para que esses consumidores se identifiquem com o que é oferecido a eles.

Saiba quais são os elementos necessários para a construção de uma marca eficiente!

By BrandingNo Comments

Para uma construção de marca eficiente, é preciso ter em mente que: sua identidade visual deve ser diferente das dos seus concorrentes, deve-se oferecer ao consumidor um serviço de qualidade, funcionários qualificados e que entendam a essência da empresa, serviço ou o produto e estabeleçam bons relacionamentos com o seu público-alvo.


As etapas principais para a construção de marca, se dá primeiramente por quatro pilares:

  1. Definir o seu negócio, onde você irá esclarecer qual será o produto ou serviço oferecido e onde você deseja chegar a longo prazo.
  2. Depois, o posicionamento entrará para que você possa estabelecer como e onde a sua marca estará na escolha do consumidor (para isso, é necessário um planejamento estratégico).
  3. A criação do slogan da sua marca, o que é imprescindível para que você consiga vender seu serviço, produto ou negócio.
  4. E, por último, um plano eficiente de comunicação para que a sua marca ganhe visibilidade no mercado.

Basicamente, a construção da marca, ou Branding, quando bem construído e aplicado, é fundamental para fortalecer seu posicionamento no mercado e, consequentemente, atrair clientes.

Uma simples Hashtag pode mudar tudo!

By MarketingNo Comments

Quando preparamos uma estratégia de campanha, esbarramos na formação do conceito que representa todo posicionamento que desejamos levar para o eleitor sobre o candidato. Dentre diversas etapas do planejamento, é necessário se antecipar à todas as “armas” que a oposição pode utilizar contra o seu candidato. Observando a análise SWOT do político, podemos antever quais conceitos podem atrapalhar a desenvoltura da campanha.

No caso do prefeito Dr. João, do DEM em São João de Meriti, por se tratar de reeleição, era óbvio que um slogan usado pela oposição que simbolizasse a mudança seria muito prejudicial à nossa estratégia de continuidade do governo, dito que nas últimas eleições, os eleitores tornaram-se mais adeptos à escolha de um candidato que representasse a ruptura com o governo atual, principalmente quando ele apresenta uma rejeição considerável antes da eleição, algo beirando os 65%.

Para evitar o uso da palavra mudança pelos candidatos de oposição (aqui estamos falando de uma eleição com 7 oponentes), uma das simples estratégias que escolhemos foi criar um sub slogan, que foi a principal hashtag da campanha, e junto com o slogan principal dominou todos os argumentos da campanha, desde o texto da web, jingle, discursos e programa eleitoral. Usamos a frase: A mudança não pode parar. Essa simples frase foi o suficiente para dar um nó de marketing na oposição que se viu neutralizada em se apresentar como o novo.

De forma massiva, utilizamos este sub slogan e dominamos o conceito de mudança, impedindo qualquer possibilidade de uso dessa estratégia por parte da oposição. O que lhes restaram foi algum slogan sem expressão (afinal, em tese a primeira ideia contra um candidato de reeleição é dizer que você é a mudança do sistema atual) ou um slogan que estabelecesse um confronto direto de ataque ao nosso candidato (alguns escolheram atacar o atual prefeito ao invés de vender suas próprias qualidades), que passou a se comportar durante a campanha como vítima de uma união questionável e frágil da oposição.

Antecipar como o seu oponente pode agir, vale muito no jogo da estratégia política. Fica a dica! No final ganhamos a eleição gritando que a mudança não parou!

#BastidoresDaEstrategia