Quando falamos sobre Marketing de Conteúdo, Ann Handley é um dos nomes que são referência. Isso porque muito antes de essa estratégia se popularizar, Ann já falava sobre o importante papel do conteúdo no engajamento e educação do público. Não é à toa que a palestrante e autora best-seller se tornou a primeira Chief Content Officer (VP de conteúdo) do mundo! Confira a opinião dela sobre o assunto.
Os 3 pilares de uma boa estratégia de conteúdo
Ela começa falando sobre três peças fundamentais que todo conteúdo deve ter para não afastar as personas e clientes. Para Ann Handley, eles devem estar presentes em qualquer estratégia de conteúdo:
- Utilidade clara: o conteúdo precisa ser útil para o leitor, respondendo alguma pergunta que ele tenha;
- Inspiração: o conteúdo precisa inspirar quem o consome de alguma maneira, seja através de dados ou de uma forma criativa;
- Empatia: o conteúdo precisa ser produzido a partir do ponto de vista do cliente.
Ann aborda esses pilares e outros tópicos a fundo no livro “Content Rules”, que, embora seja de 2010, segue sendo extremamente atual.
“A forma como as empresas agem agora terá repercussões de longo prazo”
Quando questionada sobre as mudanças que precisou fazer em sua marca pessoal e produção de conteúdo em 2020, Ann respondeu que não houve uma grande mudança. Para ela, houve sim um reforço do que já defendia: pensar no valor que os conteúdos trazem para a audiência.
A palestrante acredita que as empresas devem manter o foco em conquistar a confiança do cliente, ao invés de sua atenção, mesmo em um ambiente cada vez mais competitivo. “As empresas que genuinamente ajudarem o consumidor, especialmente em tempos de pandemia, são as que vão ganhar sua confiança”, disse.
Ela deu um exemplo da MarketingProfs, empresa na qual é VP de conteúdo. Normalmente, os treinamentos que a empresa vende são sobre marketing, mas, durante a pandemia, ela percebeu que os profissionais para quem os cursos são destinados estavam extremamente desgastados tentando conciliar a vida pessoal e profissional no home office.
Ao pensar a partir do ponto de vista desses profissionais, encontraram uma solução para lhes agregar valor: oferecer cursos de mindfullness. “Você precisa pensar no que o seu consumidor precisa agora, e se você pode oferecer isso pra ele”, disse Ann.
O que mudou no Marketing de Conteúdo em 2020?
Ann destacou o impacto da pandemia no aumento do ciclo de vendas dos produtos e serviços. Os compradores estão menos inclinados a tomar decisões rápidas, então naturalmente eles estão passando mais tempo pensando na solução.
Isso significa que o conteúdo, agora, importa mais do que nunca. Nas palavras de Ann, “você como produtor de conteúdo precisa garantir que está respondendo todas as dores e perguntas do prospect”.
A palestrante ainda reforçou a importância de passar mensagens de forma consistente, pois, como estamos passando muito tempo online, a jornada de compra não é mais linear. As empresas precisam garantir que estão contando a mesma história, em todos os canais, de forma consistente.
“Uma história é sempre sobre um herói que tem um desafio e qual é a solução para esse desafio. O herói não muda. O desafio também não muda necessariamente. Mas a forma como você conta a história, como estrutura seus produtos e serviços, isso muda”, explica.
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