O que um dos maiores cientistas de dados do mundo tem a dizer sobre como você encara os dados na sua empresa? Vem ver!

Cappra é um pesquisador de cultura analítica e cientista chefe do Cappra Institute for Data Science, que conta com 7 laboratórios de ciência de dados espalhados pelo mundo e que já atendeu empresas gigantes de diversos segmentos.

Em sua palestra, ele nos contou um pouco sobre a importância da análise de dados no dia a dia das empresas e também trouxe insights brilhantes de como abraçar a cultura analítica.

“Torturar dados até que eles confessem coisas importantes”

Essa foi a frase que Cappra utilizou para tangibilizar que, várias vezes, os dados são muito mais do que aparentam ser. Isso porque, se analisados isoladamente, podem ter um significado, mas se estudados em conjunto de outros dados podem mostrar algo totalmente diferente.

A principal dica que ele deixa ao longo da sua palestra é de que tudo pode ser mensurado. E toda essa mensuração pode ser transformada em informação relevante para a análise da sua empresa.

Segundo o racional aplicado por grandes empresas como a Amazon, “quanto mais dados eu coletar, melhores análises eu posso fazer. Melhores análises significam ofertar melhores produtos e, melhores produtos atraem mais consumidores”. E o ciclo se repete em benefício da sua empresa.

Como inserir a análise de dados no seu dia a dia?

Segundo Cappra, a melhor maneira de começar a inserir a análise de dados no dia a dia da sua empresa é de forma amigável. Nada de começar com aqueles dashboards gigantescos, com milhares de informações.

Não tem problema nenhum começar com gráficos em pizza impressos e colados na parede. O importante aqui é que você e seu time possam ter acesso às informações de uma maneira visual e que facilite a leitura e entendimento dos números. Para ele, “as métricas e dados são uma fonte de poder e, por isso, a informação deve estar no centro da estratégia, no centro da comunicação”.

Muito mais do que saber extrair os dados e ter as ferramentas certas, é importante que você e sua empresa respirem dados e sempre tomem decisões com fundamentos analíticos. Elas são mais certeiras e criam uma constante de sucesso, diferente daquelas induzidas por “feeling”.

Para isso, ele traz em sua apresentação os 4 pilares fundamentais da cultura analítica:

  • Pessoas – é a base de toda a estrutura. Sem pessoas que saibam interpretar dados, é impossível para a sua empresa se desenvolver na cultura analítica.
  • Processos – tenha processos ligados à análise de dados e tenha um processo de tomada de decisões data-driven.
  • Políticas de cultura analítica por todo o processo – promova a cultura analítica. Incentive o estudo dos seus colaboradores ou pares.
  • Tecnologia – conte com as ferramentas certas para a extração de Big Data na sua empresa.

 

Leave a Reply