O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair e converter clientes com um conteúdo relevante para o público desejado. Ele é dividido em quatro etapas: atrair, converter, vender e encantar.
Ele foca na qualidade do público e não quantidade e, por isso, uma das vantagens de se utilizar o Inbound Marketing está na segmentação. Quando você faz um plano estratégico, o seu objetivo é atrair clientes que se identifiquem com o seu produto, serviço ou marca e o compre, correto? Com ele, as chances desse objetivo ser alcançado aumentam consideravelmente por saber quem e aonde acertar.
O Inbound feito da maneira correta, auxilia o seu negócio a aumentar o alcance, conquista novos clientes sem restrição geográfica, acelera o processo de venda, e ainda diminui o custo para conseguir mais clientes, pois além de ser uma técnica bastante eficiente, ele é, em média, 60% mais barato que as ações de marketing convencionais.
Diferente do Inbound, o Outbound Marketing é uma técnica estratégica de prospecção de cliente direta. É o marketing tradicional: ir atrás dos clientes em potencial oferecendo seus serviços ou produtos. Por exemplo, essa técnica é muito presente no telemarketing, comerciais de TV e rádio, mala direta, flyers, etc.
Se você ainda tiver dúvidas da diferença entre os dois, a gente exemplifica para você!
Outbound
- Dialoga com todos os públicos
- ROI (retorno sobre investimento) mais alto
- Atinge resultados de forma mais rápida.
Inbound
- Dialoga com público segmentando
- Baixo custo
- Tem conteúdo que envolve e é relevante pra o público e, por isso, engaja mais.
É importante ressaltar que, independente de qualquer estratégia escolhida, todo planejamento é extremamente necessário para que o objetivo seja alcançado, pois é com ele que todas as etapas serão exploradas de maneira correta e isso poderá gerar os resultados esperados. Mas vale lembrar: não existem receitas mágicas para ter bons resultados e sim um bom planejamento!
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